Resenhas

Resenha: O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)

Aquele que depois de três milênios não é capaz de se ter na própria conta está fadado a viver uma vida de ignorância

Goethe

Frase de abertura de “O Mundo de Sofia”

A primeira resenha do blog será dedicada ao incrível O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Apesar dele ter muitos livros publicados, esse é o primeiro e único que li até agora, apesar de ter vários outros na minha wishlist. Creio que O Mundo de Sofia seja seu livro mais conhecido, pelo menos aqui no Brasil.

O título original do livro é Sofies Werden e a minha edição é a primeira traduzida direto do norueguês por Leonardo Pinto da Silva. A editora é a Companhia das Letras, uma das minhas editoras preferidas, a mesma que publicou a coleção de Freud com uma capa e diagramação maravilhosas e uma tradução impecável.

O livro tem 566 páginas e 35 capítulos, organizados em ordem cronológica.

foto

Sofia Amundsen tem 14 anos e vive na Noruega. Próximo ao seu aniversário de 15 anos, ela começa a receber correspondências estranhas, destinadas a uma menina chamada Hilde Møller Knag. Entre cartões postais e fotos, Sofia ganha um curso de filosofia e cada capítulo do livro é uma parte da história da filosofia, desde os gregos até os dias atuais.

No começo, eu achei o livro pouco atraente, apesar de gostar de filosofia. As primeiras 150 páginas foram um pouco difíceis para mim, mas resolvi insistir porque não gosto de abandonar livros. O resto do livro fluiu perfeitamente. Além das lições de filosofia, há toda a história de Sofia e a misteriosa correspondência, isso me prendeu muito ao livro. Gaarder dá lições filosóficas na medida certa pra quem busca uma introdução no assunto.

O livro também dá o contexto histórico no qual os filósofos estavam inseridos, o que ajuda a entender porque eles pensavam de determinada maneira. Creio que O Mundo de Sofia funcione muito bem para como livro de consulta. Outra parte que eu gosto bastante é o índice remissivo, que é bem completo.

fotoo

 

Para as fotos que ilustram essa resenha, eu usei o Click Serendipity, da lindíssima Melina Souza, que me inspira todos os dias com seu blog e seu canal no Youtube. O Click Serendipity está disponível para iOS e Android.

Para quem quiser conhecer mais os livros que eu gosto, deixo aqui meu perfil no Skoob e no Goodreads.

Sugestões de resenhas nos comentários são muito bem vindas!

 

Anúncios

2 comentários em “Resenha: O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s