Resenhas

Resenha: Pride and Prejudice (Jane Austen)

Pride and Prejudice foi o livro que eu escolhi para o Book Challenge de Novembro que, infelizmente, não deu certo.

A ideia era terminá-lo até 30/11 mas eu só consegui terminar no dia 17/12. Acho que eu devia ter escolhido um livro mais fácil, Jane Austen em inglês me deu uma surra.

Não achei o livro tudo isso que as pessoas falam, mas acredito que esse seja um problema meu. Afinal, Jane Austen não é Jane Austen à toa. Preciso ler mais alguns livros dela e sobre ela para compreendê-la melhor.

Mas vamos à resenha:

IMG_2071

A minha edição é da Collector’s Library e tem 496 páginas. Eu gosto de todos os livros dessa coleção, eles são pequenos, capa dura, uma jacket bonita, as folhas têm a margem dourada e ainda tem aquela fita de cetim para marcar as páginas. Apesar de gostar desses livros, Pride and Prejudice é o único que eu tenho e ele foi presente do meu amigo Alan.

IMG_2072

Os personagens principais:

Elizabeth Bennet (Lizzy) é a mocinha pobre que se apaixona pelo cara rico. Mas não, não tem nada de drama mexicano nisso. Lizzy tem uma personalidade forte, é uma mulher à frente de seu tempo e não passa seu tempo reclamando sobre como a vida é injusta. Uma das minhas partes favoritas do livro é o diálogo entre ela e Lady Catherine de Borough no final do livro. Dá vontade de copiar em um diário e ler todos os dias.

Fitzwilliam Darcy (Mr. Darcy) é o moço bonito e rico por quem Lizzy e (quase) todo mundo que lê o romance se apaixona. Logo no começo do livro, ele comenta que Lizzy não é bonita o suficiente pra ele. Um gentleman! Aos poucos, ele vai se tornando mais sociável e, no final do livro, eu considerei possível gostar dele.

A história:

O cenário principal é Netherfield, um condado no interior da Inglaterra do século XIX (o livro foi publicado pela primeira vez em 1830). Lá vivem famílias simples, como a de Lizzy. Ela é a segunda filha do casal Bennet. Mr. Bennet é um homem trabalhador e gentil, ao contrário de Mrs. Bennet, que é histérica e irritante. Como era o costume, ter sucesso na vida significava casar bem uma filha. Entenda por “casar bem” arrumar um marido rico. As filhas moças não tinham direito à herança dos pais e também não era “bem visto” que uma moça fosse estudar, trabalhar e se sustentar sozinha. Logo, elas deviam se dedicar às tarefas domésticas, aprender a tocar um instrumento musical, costurar, bordar, educar filhos etc. Os Bennet têm nada menos que 5 filhas mulheres e precisam casá-las. Surge então em Netherfield um jovem rico da côrte, Mr. Bingley. Mrs. Bennet então trata de empurrar sua filha mais velha, Jane, para ele. Mas Mr. Bingley não vem sozinho. Junto a ele, chegam Caroline Bingley, sua irmã, e Mr. Darcy, seu amigo, que não se mostra uma pessoa muito amigável e sociável.

Por mais que seja um livro antigo, as relações de poder relatadas nele são ainda comuns nos dias de hoje. E, apesar de terem conquistado muita liberdade desde então, as mulheres ainda são mais pressionadas para casar e ter filhos do que os homens.

Lizzy representa o orgulho, Mr. Darcy, o preconceito. Eles são pessoas muito diferentes em vários aspectos: classe social, educação, gostos, modo de pensar etc. Creio que eles não ficariam juntos na vida real mas, por se tratar de um romance, eles se apaixonam e o livro gira em torno de cada um tentando se tornar mais amável e suportável para o outro.

A leitura é bastante densa mas é um clássico, então acho que vale a pena ler. Existe uma “versão moderna”, chamada O Diário Secreto de Lizzie Bennet, baseado em uma série de TV, The Lizzie Bennet Diaries. Você pode até acompanhar o Twitter da Lizzie e de outros personagens.

No entanto, caso você seja uma pessoa mais clássica, você provavelmente irá se contentar com as ilustrações do livro.

IMG_2073

Mariana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s