Resenhas

Resenha: O Mercador de Veneza (William Shakespeare)

Meu primeiro contato com uma obra completa de William Shakespeare, O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice) é uma peça escrita entre 1596 e 1598.

A forte temática antissemita reflete a Inglaterra em que Shakespeare viveu, da qual os judeus foram expulsos por volta de 1200, retornando apenas quando Oliver Cromwell chegou ao poder.IMG_4707Bassânio é um jovem apaixonado pela rica Pórcia. Sem dinheiro para pedí-la em casamento, recorre a Antônio, um mercador que costuma emprestar dinheiro aos amigos sem lhes cobrar juros, pois a usura é considerada pecado pela Igreja Católica da época. Sem dispôr de dinheiro no momento, pois sua fortuna se encontra investida em navios mercantes, Antônio sugere que Bassânio vá falar com Shylock, um judeu usurário, e promete que lhe servirá como fiador.

Bassânio consegue três mil ducados com Shylock mas o contrato diz que se o dinheiro não for pago no prazo estipulado, o judeu terá direito a uma libra de carne de Antônio.

Paralelamente, na fictícia Belmonte, Pórcia recebe pretendentes. Cada pretendente deve escolher entre três cofres, um de ouro, um de prata e um de chumbo. Dois príncipes a visitam mas nenhum escolhe o certo.

Na casa do judeu Shylock, sua filha, Jessica, se apaixona e decide fugir com o cristão Lourenço, convertendo-se ao cristianismo. Enquanto isso, seu criado decide deixá-lo para servir um cristão, Graciano, amigo de Bassânio.

Com o dinheiro emprestado por Shylock, Bassânio viaja para Belmonte com Graciano, Lourenço, Jéssica, um criado e dois amigos. Graças a um truque de Pórcia, Bassânio escolhe o cofre certo e eles se casam. Enquanto isso, Graciano desposa sua criada, Nerissa.

Pouco depois, Bassânio recebe uma carta informando do naufrágio dos navios de Antônio. Sem dinheiro para pagar Shylock, o mercador é levado ao doge de Veneza para ser julgado. Bassânio então precisa correr contra o tempo para conseguir o dinheiro que pague a dívida e chegar a Veneza a tempo de livrar seu fiador de ter uma libra de sua carne cortada por Shylock.

Shylock_e_jessica
Shylock e Jessica, de Maurycy Gottlieb. Obra roubada da Polônia pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial

O livro já está em domínio público, então você pode lê-lo gratuitamente aqui (em português) ou aqui (no original, em inglês).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s