Desafios Literários

Desafio de Leitura 2016: 12 livros em 12 meses

Olá, pessoal!

Inspirada mais uma vez pela Tatiana Feltrin, decidi criar um desafio um pouco diferente para 2016.

Geralmente, escolho 25 livros entre os que eu tenho mas ainda não li e os coloco como livros a serem lidos para a meta de leitura do Skoob. Até hoje, nunca completei minha meta.

Por isso, esse ano as coisas serão um pouco diferentes, o que não significa que serão fáceis.

Baseada nas escolhas da Tati nesse vídeo aqui, escolhi 12 livros grandes para serem lidos em 2016. Em alguns meses, vamos ler os mesmos livros, em outros, escolhi livros grandes que já tenho aqui na estante.

São eles:

Janeiro: La Gesta del Marrano (Marcos Aguinis)

lagesta

Se é desafio, tem que ser difícil. E por que não começar por um livro em espanhol? Com a ajuda do sempre presente Google Tradutor, vamos ler esse livro que meu namorado trouxe pra mim da Argentina, em edição comemorativa.

Não conheço a história, então vamos deixar para falar mais sobre ele quando eu fizer a resenha aqui no blog, se tudo der certo, no final de Janeiro.

Caso você queira ler o livro em português, existe uma edição da editora Palíndromo que você pode encontrar aqui.

Fevereiro: Ilíada (Homero)

iliada
Edição da Tati Feltrin. Você pode encontrar a minha aqui.

A Tati também vai ler esse livro em Fevereiro, então creio que esse será um  fator motivacional.

A notícia boa é que encontrei um box de Ilíada + Odisseia (que também está no desafio) na Amazon por R$35,00. Entre as desvantagens dessa edição, temos o fato de que não é a mesma da Tati (logo, não é a mesma tradução), não parece ser de capa dura e eu não conheço tão bem a editora Nova Fronteira para confiar cegamente no trabalho deles. Mas achei que valia a pena pelo preço.

Março: Os Miseráveis (Victor Hugo)

caixa

Mês de aniversário meu então achei que podia escolher um livro que eu gostaria de ler há tempos.

A minha edição, da maravilhosa e infelizmente finada, Cosac Naify, está disponível na Amazon.

Antes de ler Os Miseráveis, pretendo ler A Tentação do Impossível, um ensaio do Mario Vargas Llosa, desenvolvido a partir de um curso que ele deu sobre o livro de Victor Hugo na Universidade de Oxford. Eu tenho a versão desse livro para Kindle, que você pode encontrar aqui.

Abril: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)

asbrumas

Faz muitos anos que eu tenho vontade de ler esses quatro livros, que contam a história do Rei Arthur de uma perspectiva feminina.

A Tati vai reler As Brumas de Avalon em seu volume único, em inglês. Eu vou ler em português, em quatro volumes.

A coleção aparece como indisponível na Amazon, que foi onde eu comprei. Mas você pode encontrá-la em outras livrarias clicando aqui.

Maio: O Cemitério de Praga (Umberto Eco)

ocemiterio

Esse ano, finalmente completei a leitura de O Nome da Rosa. Falarei mais disso no post sobre os livros concluídos em Dezembro, mas posso adiantar que é um livro fantástico e que eu quero ler tudo o que Umberto Eco já escreveu.

Tenho O Cemitério de Praga desde 2011, já comecei a ler mas não fui em frente. Ele não é um dos livros mais gordinhos da lista, nem é considerado um clássico da literatura, mas merece muito ser desencalhado da estante.

Junho: Doutor Fausto (Thomas Mann)

doutorfausto

Só não tenho dois livros dessa lista e Doutor Fausto é um deles. Só tinha a edição para Kindle e eu queria ter esses livros em versão impressa. Se você não se importar em ler o eBook, pode comprar aqui.

Tenho um pouco de medo desse livro, mas vou tentar pegar um pouco da coragem inacabável da Tati e ler junto com ela em Junho. Espero que até lá a nova edição impressa esteja disponível.

Julho: Odisseia (Homero)

odisseia
Uma das edições da Tati. Para ver a minha, clique aqui.

Achei ótimo a Tati colocar esse livro no desafio porque a caixa que eu comprei vem com Ilíada + Odisseia. Mais uma vez, o link pra você comprar está aqui.

A Tati tem várias edições da Odisseia, não sei ainda qual ela vai escolher, mas acho que a da Editora 34 tem grandes chances. A minha edição é da Nova Fronteira.

Agosto: O Capital no Século XXI (Thomas Piketty)

ocapital

Esse é o único livro que eu não gostaria que estivesse na lista. Mas como eu o comprei por impulso na Saraiva há uns dois anos, não faço mais que minha obrigação ao pegá-lo para ler.

Imagino que será uma leitura difícil e cansativa e que eu vou pensar em desistir muitas vezes. Se você quiser comprá-lo, pode clicar aqui.

Setembro: Os Irmãos Karamazov (Fiodor Dostoievski)

osirmaos

Vi esse livro no canal da Vevs Valadares e, desde então, estou muito interessada nesse livro. Não gosto nem um pouco do nome do autor porque me soa falso, como se você fosse ler apenas para dizer que leu. Então, é com um enorme receio que digo que vou começar a ler Dostoievski.

PS: meu namorado sente a mesma coisa, porém em relação a Guerra e Paz, tanto que ficamos horas discutindo quando eu resolvi participar do desafio #LendoTolstoi.

PS2: você pode comprar uma edição linda de Os Irmãos Karamazov aqui. Porém, está disponível apenas sob encomenda. Eu comprei e tenho fé que vai chegar.

Outubro: O Poder do Mito (Joseph Campbell)

opoder

Comprei esse livro por indicação da Liliane Prata, eu acho. Ele é maior do que eu esperava mas a edição é ótima, com aquela folha boa, lisinha. Muito difícil explicar a textura de uma folha de papel em um texto, seria mais fácil eu dizer o nome da folha mas o livro está longe e eu não vou pesquisar isso no Google.

Enfim, O Poder do Mito será lido em Outubro e você pode comprá-lo aqui.

Novembro: O Demônio do Meio-Dia (Andrew Solomon)

o-demonio-do-meio-dia

Trata-se de um livro sobre depressão, escrito por uma pessoa que tem depressão e que pesquisou a fundo o assunto. Imagino que seja como Meus Tempos de Ansiedade, do Scott Stossel, porém sobre depressão.

Entendo se esse livro não for interessante para a maioria das pessoas, mas para mim é, e muito, porque eu trabalho com isso. Apesar de não ser um clássico, é um livro bem gordinho, e você pode encontrá-lo aqui.

Dezembro: O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

oconde

Esse é o outro livro da lista que eu não tenho, porém já peguei emprestado no Kindle Unlimited. Aproveito para esclarecer que não, a Amazon não me paga pra eu ficar colocando os links deles e falando do Kindle. O fato é que os livros que eu compro por lá chegam muito rapidamente e eu gosto muito do Kindle e do Kindle Unlimited. Então faço propaganda de graça mesmo.

Existe uma edição ilustrada e comentada, se não me engano é da Zahar, e a Tati Feltrin tem. Eu tenho um ano para comprá-la, acho que é tempo suficiente. Se você quiser a versão para Kindle, clique aqui.

Então, esses foram os 12 livros do Desafio Literário de 2016. Fiquem a vontade para personalizar o Desafio de vocês, mas não deixem de colocar o link dos seus blogs e/ou canais do Youtube para que eu possa acompanhá-los também nesse desafio.

A cada mês, no vídeo de leituras concluídas, eu vou atualizando o Desafio.

Obrigada por ler até aqui, ou você é meu amigo ou realmente gostou do que eu escrevi, e isso é muito legal.

Beijos e Feliz 2016!

Anúncios

3 comentários em “Desafio de Leitura 2016: 12 livros em 12 meses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s