Livros

Leituras de Dezembro: Resultados

Então, este é o post em que eu conto o que deu certo e o que não deu em relação às leituras que eu tinha programado para o mês passado. Se você não viu esse post e não tem a mínima ideia do que eu estou falando, clique aqui.

Agora que você já sabe do que eu estou falando, vamos aos resultados:

Sim, eu li o lindíssimo Cartas do Papai Noel. É um livro curto, você lê em um dia ou dois. E as histórias são fantásticas, nem o próprio Papai Noel escreveria um livro tão bom sobre ele mesmo.

E é sempre bom lembrar que ontem foi aniversário do Professor Tolkien, que faria 124 anos se estivesse vivo. Não fiz o meu brinde do #TolkienToast porque estava no cinema vendo Star Wars pela segunda vez, mas quem tiver feito e quiser deixar a foto nos comentários, vou gostar de ver.

Terminei também o Você Sabe Estudar?, do Cláudio de Moura Castro. Também é um livro rápido de ler e com muitas dicas práticas. Por outro lado, não consegui terminar o A Mind for Numbers, da Barbara Oakley. O assunto dos dois livros é basicamente o mesmo: técnicas de estudo, sendo que o segundo é bem mais aprofundado.

Terminei o incrível O Nome da Rosa, do Umberto Eco. Foi a melhor leitura de Dezembro e eu já coloquei O Cemitério de Praga para ser lido no Desafio 12 Livros em 12 Meses. Assim que eu terminei, fui procurar mais sobre o livro e encontrei o Pós-Escrito a O Nome da Rosa, também do Umberto Eco. Trata-se de um livrinho fino em que o autor conta suas inspirações para a obra, os fatos históricos que o motivaram etc. Vale muito a pena ler se você tiver gostado do livro.

Outro livro terminado foi o cansativo Amor Líquido, do Bauman. Confesso que comecei o livro empolgada mas terminei me arrastando. Acho que ainda não estou pronta para Bauman, vamos tentar novamente daqui a alguns anos. Por outro lado, ainda não terminei Livre de Ansiedade, do Robert L. Leahy, apesar de ser um livro muito interessante. Ele parece menor que realmente é porque a diagramação é de duas colunas por página. Mas estou quase no final e esse mês eu termino. Espero.

Como eu mesma esperava, não terminei Os Diários da Presidência, do FHC. Ainda nem cheguei a 10% do livro. Mas tudo bem, vamos com calma, o próximo só será lançado no ano que vem.

A surpresa do mês foi ter terminado o primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, o Guerra dos Tronos, do George R. R. Martin (que está tendo um bloqueio criativo, por sinal, coitado). Eu realmente não esperava terminar esse livro em Dezembro, mas no final da leitura, ficou mais interessante e eu não larguei o livro por uns dois dias.

a-guerra-os-tronos

Sobre desistências: desisti de ler Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda porque umas duas pessoas me recomendaram a trilogia do Bernard Cornwell dizendo que é incrível, então dei preferência a ela mas não sei ainda quando vou começar a ler.

Outros livros terminados: eu li Terra Sonâmbula, do Mia Couto, um livro lindíssimo, porque escolhi como presente de amigo oculto pra Clarissa e não queria dar um livro e não queria dar um livro que eu não tivesse lido. Li também O Corvo, do Edgar Allan Poe, porque vi um vídeo da Tatiana Feltrin e fiquei com vontade. Li um livro pequeno do Spencer Johnson, chamado O Presente, porque estava na mini-biblioteca do T.T. Burger e eu achei interessantíssimo eles terem uma mini-biblioteca, além de um hambúrguer muito gostoso. Por último, li Pense como um Freak, dos autores de Freakonomics (Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner), que não achei nada de mais, mas ainda pretendo ler o Freakonomics e o SuperFreakonomics. O Pense como um Freak está disponível no Kindle Unlimited.

Como esse post já está gigantesco, vou deixar para falar das leituras começadas em Dezembro no post de metas para janeiro, que deve sair amanhã. Ou quarta. Ou depois.

Resumindo, então: dos 7 livros que eu tinha me proposto a ler, eu li 4. E li mais 4 livros que não estavam na lista, dando um total de 8 livros lidos em Dezembro.

Contem como andam as leituras de vocês aqui nos comentários.

Feliz ano novo e até o próximo post!

Mariana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s